Confira dicas para melhorar a memória e fortalecer o cérebro através de algumas práticas para a sua rotina.
A memória é a capacidade do cérebro de armazenar informações que podem ser recuperadas quando são necessárias – como o lugar onde guardamos algum objeto importante, por exemplo.
O nosso cérebro possui bilhões de neurônios que estão conectados em um processo conhecido como sinapse, e é através dessas conexões que acessamos nossas lembranças – porém, essas conexões podem enfraquecer ou desaparecer com o tempo, ocasionando a perda da memória. Para melhorara-la, é necessário fazer com que essas conexões sejam recorrentes e saudáveis.
Por isso, separamos algumas dicas para melhorar a memória e fortalecer o cérebro. Confira!
1 – Descansar
Enquanto dormimos, o nosso cérebro registra tudo o que foi vivido durante o dia no hipocampo – região do cérebro onde as informações são armazenadas.
Por isso, ter um sono de qualidade é fundamental para melhorar a memória e manter a mente saudável.
2 – Exercitar o corpo
Os exercícios físicos são essenciais para o bom funcionamento do nosso cérebro.
Praticar exercícios aeróbicos melhoram a função cardiovascular, aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, contribuem com o crescimento dos neurônios e colaboram com o aumento da região do hipocampo – que é o responsável pela memória.
3 – Exercitar a mente
Os exercícios mentais também são essenciais para o nosso cérebro.
Praticar exercícios mentais que estimulam o raciocínio ajuda a treinar nosso cérebro e estimular nossa memória. Esses exercícios podem ser escolhidos de acordo com suas preferências – como montar quebra-cabeças, fazer palavras-cruzadas ou aprender novas tarefas que ajudam o cérebro a reter informações através das repetições durante o processo de aprendizagem.
Lembre-se que se a memória for treinada, ela se fortalece, se não, ela se enfraquece.
4 – Manter uma alimentação saudável
Uma alimentação balanceada também é um fator importante para a memória.
Existem diversos nutrientes que garantem o bom funcionamento do cérebro e da memória, como é o caso do Ômega-3. Por isso, a nossa dica é evitar alimentos industrializados e preferir uma alimentação rica verduras, frutas, grãos e outros alimentos ricos em vitaminas e minerais.
5 – Cuidar da saúde
O cérebro precisa do sangue para o seu funcionamento.
Por isso, algumas doenças cardiovasculares que pioram o fluxo sanguíneo, como o colesterol e a diabetes, podem prejudicar a memória com o avanço da idade.
Além disso, o uso de tabaco e álcool também prejudica a cérebro.
6 – Construir relações sociais
Manter conexões com outras pessoas também é importante para a qualidade de vida.
Estudos mostraram que pessoas com relações sociais tem um desempenho cognitivo melhor que as pessoas que não cultivam essas relações – o que é primordial durante a velhice, já que os idosos tem a tendencia de isolamento.