Confira como reduzir o óleo da sua alimentação e saiba quais são as substituições mais saudáveis para preparar os seus alimentos.
Se você é um amante da culinária, seja cozinhando ou apenas pelo prazer de comer as refeições mais deliciosas, provavelmente já percebeu como o óleo está em praticamente tudo e raramente é deixado de lado. O que muitos esquecem é que quando consumido em excesso, ele pode oferecer prejuízos a nossa saúde e contribuir com o desenvolvimento de problemas como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças no coração.
Para te ajudar a reduzir óleo da sua alimentação, separamos algumas dicas que farão a diferença no seu cotidiano e na sua saúde. Então, anote todas essas dicas para ter uma vida mais saudável. Confira!
1 — Evitar frituras para reduzir o óleo da sua alimentação.
O primeiro e mais importante passo para começar a reduzir óleo da alimentação é evitar as frituras, principalmente em imersão. Claro que você não consegue controlar isso quando vai comer em restaurantes ou visitar algum amigo, mas diminuir a quantidade de frituras no dia a dia é muito mais simples.
Durante a maioria dos dias, é possível aderir a refeições grelhadas, assadas e até mesmo cozidas. Essas opções te oferecem muitas variedades e deliciosos cardápios para viver uma vida mais saudável.
2 — Substituir o óleo por outras opções.
Um grande desafio para quem quer reduzir óleo da alimentação, é saber com o que substituir um produto que tem o uso tão importante na culinária. Mas saiba que existem inúmeras opções, até mesmo utilizando água.
É isso mesmo! Com uma panela que seja antiaderente, é possível preparar alguns alimentos sem utilizar óleo, como é o caso do filé de frango e até mesmo alguns cortes de carnes que podem ser preparados com apenas algumas gotas de água.
Também é possível substituir o óleo em outras ocasiões, como usar o papel vegetal ao untar uma forma para preparar alguma sobremesa como o bolo. Ele possui as mesmas características e não deixa a sua receita estragar ou com gosto, o que deixa tudo ainda melhor.
3 — Utilizar o papel toalha.
Começou a preparar uma refeição e percebeu que excedeu na quantidade de óleo utilizada? Não precisa se desesperar, o papel toalha te ajuda a “corrigir este erro”. Grande aliado de quem cozinha, ele pode auxiliar na hora de preparar uma refeição, como omeletes ou panquecas, já que você pode retirar grande parte do excesso com ele.
Em casos de sopas e caldos que fiquem oleosos, uma dica muito interessante para tirar o excesso da gordura formada é usar duas folhas de papel talha forradas em uma peneira e coar o líquido.
4 — Ter atenção com o excesso de azeite.
Um erro comum de muitas pessoas é abusar do óleo ou do azeite para refogar legumes e temperar saladas. A dica aqui é você substituir eles por outros temperos e abusar de ervas frescas e temperos naturais na salada. Já os legumes não precisam de muito óleo, pois já possuem uma boa quantidade de água neles.
Caso você não abra mão do tradicional azeite, utilize um com bico dosador, já que algumas embalagens podem fazer com que apenas uma viradinha saia muito óleo, excedendo o pouco que é recomendado.
5 — Não incluir óleos na dieta sem recomendação.
A grande novidade do momento são os óleos que prometem oferecer benefícios à saúde, como o caso do famoso óleo de abacate, de coco e diversos outros. Porém, ao utilizar esses óleos em quantidades erradas, os mesmos podem fazer mal para o seu corpo.
A dica aqui é utilizar esses produtos apenas quando for recomendado por um nutricionista, que pode considerar as particularidades de todo o seu plano alimentar e elaborar um planejamento ideal para o seu corpo e para a sua saúde.
Dica extra!
Lembre-se: não precisa colocar o óleo como um grande vilão que precisa ser excluído da sua vida de uma vez e não pode fazer parte da sua alimentação. É preciso saber que o consumo excessivo de gorduras é prejudicial para a saúde, mas você ainda pode consumir certas opções, desde que tenha moderação.
Todas as dicas deste texto não oferecem prejuízos ao preparo ou aos alimentos, elas são alternativas para evitar o consumo excessivo de óleo.