fbpx
importância da hidratação

Você já se hidratou hoje? Entenda a importância da hidratação para a saúde

 

A hidratação é essencial para a manutenção da saúde e o funcionamento do corpo. Mas você sabe realmente qual a importância da hidratação e os benefícios do consumo de água? Neste artigo nossa nutri Malu dá a letra. Confira!

 

Por que a hidratação é importante?

Você provavelmente ouve desde sempre que a água é essencial para a manutenção da nossa saúde. Mas você já se perguntou quais os motivos para isso e como ela atua no equilíbrio corporal? A Malu explica!

A água é um elemento fundamental no transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células, representando 70% do nosso peso corporal. “Como nosso organismo não produz água, ela precisa ser reposta para que tudo funcione de forma adequada”, ressalta Malu.

Além disso, é a água quem ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, eliminando toxinas, proporcionando a lubrificação de mucosas e agindo como um veículo de transporte de nutrientes devido ao fato de também ser um solvente.

Na digestão, para que o trato intestinal funcione corretamente, é preciso ingerir fibras e água, pois a hidratação auxilia na formação e eliminação das fezes, colaborando para que quadros de constipação não aconteçam. A água também representa um papel fundamental no funcionamento dos rins, os órgãos responsáveis por filtrar o sangue, pois os auxilia a expelir as toxinas e resíduos com mais facilidade.

Além disso, um corpo bem hidratado apresenta uma circulação sanguínea com melhor fluidez, uma vez que a água deixa o sangue menos espesso, fator que auxilia a manter a frequência cardíaca e a pressão arterial reguladas com mais facilidade. Entendeu a grande importância da hidratação? Continue a leitura e veja dicas práticas de como se hidratar!

 

Como me manter hidratado?

O ideal para se manter hidratado é consumir no mínimo dois litros de líquidos por dia. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar nessa conta, desde que se dê preferência para o consumo da água pura na maior parte do tempo.

O Guia Alimentar da População Brasileira do Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que a quantidade de água que precisamos ingerir diariamente é variável, pois depende de alguns fatores, como a idade e o peso da pessoa, se pratica atividade física e o clima e a temperatura do ambiente onde ela vive.

Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, outras precisarão de três ou quatro litros (ou mais), como é o caso dos atletas e praticantes de atividades intensas. Em resumo, a recomendação do órgão com relação à quantidade de água que devemos ingerir é extremamente simples: a quantidade que o organismo pedir.

No entanto, além dos líquidos, a alimentação também auxilia diretamente na hidratação, visto que cerca de 10% da hidratação diária é proveniente da comida. Frutas, verduras, proteínas e leguminosas são ótimas fontes de hidratação e devem ser incorporadas na dieta.

Alguns exemplos desses alimentos, que podem ser compostos de até 96% de água, são a uva, melancia, pepino, alface, cenoura, melão, acerola, kiwi, laranja, morango, leite, ovos, peixes, frango, arroz integral, etc.

Dicas para lembrar de se hidratar durante o dia:

  • Mantenha uma garrafa de água sempre por perto para lembrar de consumir com frequência.
  • Não espere sentir sede para beber água. A sede é o primeiro sinal de desidratação.
  • Programe o despertador para tocar e lembrá-lo de tomar água ao longo do dia.
  • Baixe algum aplicativo gratuito para lembrar de beber água. Atualmente existem diversas opções com vários tipos de programação para você adequar à sua rotina.
  • Em épocas de calor intenso, como o verão, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado. Programe-se para beber bastante líquido ao longo dos dias quentes.
  • Gestantes e mulheres que estão amamentando devem intensificar o consumo de água, pois estas são fases marcadas pelo aumento da quantidade de sangue em circulação.

 

Gostou de saber mais sobre a importância da hidratação? Então continue de olho no Blog VitaSuco para acompanhar mais dicas da Malu e invista na sua saúde!

Posts
Relacionados

Fale conosco
pelo Whats App
Fale com a VitaSuco
Fechar
Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar