fbpx

Como montar um prato saudável?

 

Para melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida é essencial manter uma alimentação saudável. Evitar alimentos gordurosos e produtos industrializados é muito importante, mas nós precisamos consumir os nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo e favorecem a manutenção da saúde e a prevenção de doenças.

Quer uma dica de como montar um prato saudável e consumir esses nutrientes?

Um prato saudável é aquele onde ½ do prato seja composto por vegetais A e B, ¼ seja composto por vegetais C ou cereais e ¼ seja composto por proteínas. Também é necessário acrescentar uma colher de sopa cheia de uma gordura boa – como azeite de oliva ou abacate. E se houver a necessidade de consumir um doce após a refeição, é importante escolher frutas com casca ou bagaço – como a maçã, a pera ou a goiaba.

E agora, vamos conhecer melhor esses grupos de alimentos?

GRUPO A: Abobrinha, alcachofra, acelga, alface, agrião, aipo, aspargo, bertalha, beringela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, coentro, couve-flor, espinafre, funcho, jiló, maxixe, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate.

GRUPO B: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha-verde, nabo, quiabo, vagem.

GRUPO C: Aipim, batata-inglesa, batata-calabresa, batata-doce, batata-baroa, cará, inhame, mandioca, milho verde, pinhão, semente de gergelim.

CEREAIS: Arroz (pode ser o branco, o integral, o negro, de cereais etc.), quinoa, macarrão de lentilha, macarrão de feijão, macarrão de grão-de-bico.

PROTEÍNAS: Carne vermelha (patinho, lagarto, músculo ou filé mignon), frango (peito ou sobrecoxa sem pele), porco (exceto carré), peixe (linguado, namorado, truta, sardinha, dourado), frutos-do-mar, ovos, tofu.

LEGUMINOSAS: Feijão (pode ser o carioca, o preto, o branco, o fradinho, o de corda etc.), lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja.

Outra dica, é montar um prato colorido e explorar alimentos com cores diferentes. O principal benefício de um prato mais colorido é a variedade alimentar que proporciona diferentes nutrientes na nossa alimentação: Quanto maior a variedade de cores diferentes, maior a variedade de nutrientes diferentes.

E lembre-se que esse é apenas o primeiro passo para uma vida mais saudável – não se esqueça de beber água, praticar atividades físicas e cuidar da mente e do espírito.

#DicasDaMalu

Posts
Relacionados

A História da Vita Suco

  A Vita Suco nasceu em 1993 na cidade de Mogi Guaçu, como um sonho do empreendedor João Henrique Brunheroto. Ele decidiu investir em uma pequena extratora

Fale conosco
pelo Whats App
Fale com a VitaSuco
Fechar
Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar