fbpx

Como montar um prato saudável?

 

Para melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida é essencial manter uma alimentação saudável. Evitar alimentos gordurosos e produtos industrializados é muito importante, mas nós precisamos consumir os nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo e favorecem a manutenção da saúde e a prevenção de doenças.

Quer uma dica de como montar um prato saudável e consumir esses nutrientes?

Um prato saudável é aquele onde ½ do prato seja composto por vegetais A e B, ¼ seja composto por vegetais C ou cereais e ¼ seja composto por proteínas. Também é necessário acrescentar uma colher de sopa cheia de uma gordura boa – como azeite de oliva ou abacate. E se houver a necessidade de consumir um doce após a refeição, é importante escolher frutas com casca ou bagaço – como a maçã, a pera ou a goiaba.

E agora, vamos conhecer melhor esses grupos de alimentos?

GRUPO A: Abobrinha, alcachofra, acelga, alface, agrião, aipo, aspargo, bertalha, beringela, brócolis, cebola, cebolinha, chicória, couve, coentro, couve-flor, espinafre, funcho, jiló, maxixe, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, salsa, tomate.

GRUPO B: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha-verde, nabo, quiabo, vagem.

GRUPO C: Aipim, batata-inglesa, batata-calabresa, batata-doce, batata-baroa, cará, inhame, mandioca, milho verde, pinhão, semente de gergelim.

CEREAIS: Arroz (pode ser o branco, o integral, o negro, de cereais etc.), quinoa, macarrão de lentilha, macarrão de feijão, macarrão de grão-de-bico.

PROTEÍNAS: Carne vermelha (patinho, lagarto, músculo ou filé mignon), frango (peito ou sobrecoxa sem pele), porco (exceto carré), peixe (linguado, namorado, truta, sardinha, dourado), frutos-do-mar, ovos, tofu.

LEGUMINOSAS: Feijão (pode ser o carioca, o preto, o branco, o fradinho, o de corda etc.), lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja.

Outra dica, é montar um prato colorido e explorar alimentos com cores diferentes. O principal benefício de um prato mais colorido é a variedade alimentar que proporciona diferentes nutrientes na nossa alimentação: Quanto maior a variedade de cores diferentes, maior a variedade de nutrientes diferentes.

E lembre-se que esse é apenas o primeiro passo para uma vida mais saudável – não se esqueça de beber água, praticar atividades físicas e cuidar da mente e do espírito.

#DicasDaMalu

Posts
Relacionados

A História da Vita Suco

  A Vita Suco nasceu em 1993 na cidade de Mogi Guaçu, como um sonho do empreendedor João Henrique Brunheroto. Ele decidiu investir em uma pequena extratora