fbpx

3 dicas práticas para se alimentar melhor no verão.

Ahhh o verão! Como não se alegrar com o clima de férias que nos deixa mais alegres e dispostos para aproveitar a vida? No entanto, para usufruir desse clima que tem tudo a ver com praia, sol e diversão, é preciso tomar alguns cuidados. Neste artigo você confere 5 dicas especiais para se alimentar melhor e viver o verão plenamente. Confira!

Por que é importante se alimentar bem no verão?

No verão o corpo passa por mudanças fisiológicas para se adaptar ao aumento da temperatura. Além disso, devido à diminuição do metabolismo basal (energia mínima gasta para manter as funções vitais), em relação às necessidades do inverno, a quantidade calórica ingerida na alimentação também deve ser reduzida. Sendo assim, a melhor forma de contornar essa circunstância é investir em uma alimentação saudável, com alimentos de fácil digestão, como verduras, frutas, legumes e carnes magras, e tomar outras medidas práticas que falaremos a seguir.

Confira 3 dicas essenciais para se alimentar bem no verão

  1. Beba muita água!

A água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um indivíduo adulto e quase 80% do corpo de uma criança. Ela é o principal componente das nossas células, mas também é encontrada fora dessas estruturas (líquido extracelular). Além disso, a água é um poderoso solvente e está relacionada com praticamente todas as reações do nosso corpo, atuando nos processos fisiológicos, como é o caso da digestão, fazendo parte de importantes substâncias – como o suco gástrico, por exemplo.

A água também é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo. Esse é o caso da urina, que é formada basicamente por água e substâncias tóxicas ou em excesso dissolvidas.

Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. Por isso, é muito importante se manter hidratado, para que todo líquido perdido no suor e urina seja reposto.

Portanto, no verão é essencial beber muito líquido, principalmente água. Mas água de coco, chás gelados e sucos de fruta também podem (e devem!) fazer parte da rotina de todo mundo nessa estação.

Aproveite para conhecer a linha 100% Suco da Vita Suco e delicie-se com o verdadeiro sabor da fruta!

  1. Evite comer fora

No verão, os alimentos requerem ainda mais atenção nos quesitos armazenamento e preparo. Sendo assim, a melhor forma de evitar consumir um alimento que não foi armazenado corretamente ou que não tenha sido manipulado de forma adequada, é preparar as próprias refeições, com atenção aos prazos de validade e cuidado no preparo. Entretanto, isso não quer dizer que você não possa aproveitar uma refeição em bares ou restaurantes, mas é preciso escolher locais seguros, que sigam todas as normas de vigilância sanitária.

Nossa nutricionista Malu salienta que, durante o verão, o ideal é evitar o consumo de alimentos fora de casa, especialmente em locais que não tenham infraestrutura adequada, e alimentos vendidos por ambulantes, pois muitos possuem um grande potencial de contaminação devido ao armazenamento inadequado de molhos e cremes, além de pouca higienização – características de comércios que não têm base fixa.

  1. Invista em alimentos frescos e leves

Nos dias quentes nosso organismo aumenta a circulação de sangue por todo o corpo, para que a pele troque calor com o ambiente e mantenha a temperatura corporal em níveis normais. E quando consumimos uma refeição mais pesada, boa parte desse volume de sangue é direcionado para o aparelho digestivo, com o objetivo de acelerar a digestão dos alimentos. Essa ação pode causar sensação de mal-estar, cansaço e sono, já que nosso corpo não consegue gerenciar as duas demandas altas de circulação sanguínea ao mesmo tempo.

É por isso que no verão a recomendação é investir em uma alimentação leve, balanceada e nutritiva, apostando nos seguintes itens:

  • Frutas, verduras e legumes, que são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes para os dias quentes. Faça saladas variadas, sopas frias e outras refeições ricas com esses ingredientes in natura.
  • Reduza o consumo de sal, gordura, açúcar e álcool. Evite comer alimentos industrializados e congelados em excesso, como salgadinhos, bolachas recheadas e embutidos. Esses alimentos costumam apresentar grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares, que afetam o bom funcionamento do corpo. Além disso, o álcool favorece a desidratação e afeta o metabolismo.
  • Carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas para esta época do ano. Tente variar entre grelhados, cozidos e assados, evitando as frituras, que são extremamente calóricas e ainda afetam o organismo no desempenho de suas funções com a inflamação causada pelo uso do óleo.

 

Se você seguir essas orientações, seu verão promete ser incrível! Cuide da sua saúde e cuide de você. Continue de olho no Blog Vita Suco para acompanhar de pertinho mais #DicasdaMalu!

Posts
Relacionados

Como montar um prato saudável?

  Para melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida é essencial manter uma alimentação saudável. Evitar alimentos gordurosos e produtos industrializados é muito

A História da Vita Suco

  A Vita Suco nasceu em 1993 na cidade de Mogi Guaçu, como um sonho do empreendedor João Henrique Brunheroto. Ele decidiu investir em uma pequena extratora

Fale conosco
pelo Whats App
Fale com a VitaSuco
Fechar
Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar